Prefeitura de Boa Esperança Realiza Reunião de Orientação para Beneficiários do Programa Bolsa Família

05 de junho de 2024 às 00h00.

A Prefeitura de Boa Esperança, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu no dia 04 de junho de 2024 uma reunião informativa crucial para os beneficiários do Programa Bolsa Família. O evento, realizado no Centro de Convivência Carmelina Gera Alves, teve como principal objetivo orientar as famílias sobre as regras, condicionalidades e a importância da participação dos pais na educação dos filhos.
A reunião contou com a presença de representantes do Programa Bolsa Família do município e de várias famílias beneficiárias. Durante o encontro, foram abordados temas fundamentais para garantir o bom andamento do programa e assegurar que todos os beneficiários estejam cientes de suas responsabilidades e direitos.

Os principais pontos discutidos durante a reunião incluíram:

Frequência Escolar:

Crianças de 4 a 5 anos devem ter uma frequência escolar mínima de 60%.
Beneficiários de 6 a 17 anos e 11 meses que não tenham concluído a Educação Básica devem ter uma frequência escolar mínima de 75%.
Famílias que não cumprirem esses requisitos estão sujeitas ao bloqueio ou perda do benefício.

Acompanhamento de Saúde:

Pré-natal: Gestantes devem realizar o acompanhamento pré-natal.
Vacinação: Crianças precisam estar com as vacinas do calendário nacional em dia.
Estado Nutricional: Crianças menores de 7 anos devem realizar pesagens regulares nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Importância do Cumprimento das Condicionalidades:
O cumprimento das condicionalidades é essencial para garantir a continuidade do apoio do Programa Bolsa Família. Estas condições visam assegurar o acesso das famílias aos direitos sociais básicos, principalmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. O não cumprimento pode indicar que as famílias estão em situação de risco ou vulnerabilidade social, necessitando de acompanhamento e suporte adicionais.

Apoio e Regularização:
As famílias que não atenderem aos critérios estabelecidos serão convocadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para orientações e medidas de regularização. A equipe da Assistência Social está disponível para acompanhar essas famílias e oferecer o suporte necessário para a regularização dos benefícios.

A Importância da Participação dos Pais na Educação dos Filhos:
Além das regras do programa, foi enfatizada a importância da participação ativa dos pais na educação dos filhos. Estudos demonstram que o envolvimento dos pais na vida escolar das crianças resulta em melhores desempenhos acadêmicos, maior autoestima e atitudes mais positivas em relação à escola. A Prefeitura de Boa Esperança incentiva os pais a:

Acompanhar a frequência e o desempenho escolar dos filhos: Pais atentos ajudam a identificar e resolver problemas precocemente.
Participar de reuniões e eventos escolares: Isso demonstra às crianças que a educação é uma prioridade e reforça a importância do ambiente escolar.
Estabelecer uma rotina de estudos em casa: Criar um ambiente propício ao estudo e apoiar as atividades escolares diárias.
Comunicar-se regularmente com os professores: Manter um diálogo aberto com os educadores para entender melhor as necessidades e progressos dos filhos.

A Prefeitura de Boa Esperança, através de suas secretarias e programas sociais, está comprometida em oferecer todo o suporte necessário às famílias para que possam cumprir as condicionalidades do Programa Bolsa Família e participar ativamente da educação dos filhos. Juntos, podemos construir uma comunidade mais forte e solidária, onde todas as crianças têm a oportunidade de crescer e se desenvolver plenamente.

Fique de olho nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Boa Esperança.

Comunicados, informações e/ou orientações oficiais serão divulgados somente através de nossas redes oficiais de comunicação.

Assessoria de Imprensa e Comunicação:
Contato: (27) 99526-3575