Educação de Boa Esperança Supera a Média Estadual No Ranking de Alfabetização

Boa Esperança se destacou, alcançando uma taxa de alfabetização quase 10 pontos percentuais acima da média estadual. Este desempenho excepcional demonstra o compromisso do município com a educação de qualidade e a eficácia das estratégias implementadas.

05 de junho de 2024 às 00h00.

Após um período crítico de pandemia que afetou a educação em todo o país, o Espírito Santo se destacou significativamente, melhorando o desempenho de seus alunos na rede pública e alcançando o terceiro lugar no ranking de alfabetização. Em 2023, 68% das crianças do 2º ano do ensino fundamental foram alfabetizadas, colocando o estado atrás apenas do Ceará (85%) e do Paraná (73%).

O resultado de 2023 representa um avanço notável nos indicadores de alfabetização do estado. Em 2019, antes da pandemia, o Espírito Santo tinha 62% de crianças alfabetizadas, ocupando a 8ª posição nacional. Com a crise sanitária, esse número caiu para 46% em 2021, enquanto a média nacional foi ainda menor, de 36%.

Desempenho de Boa Esperança:

O secretário de Educação do Estado, Vitor de Angelo, destacou a recuperação e o progresso do estado: “Quando essa gestão assumiu, em 2019, demos muita ênfase e, a despeito da pandemia, que significou uma piora nos resultados, o Espírito Santo não só se recuperou, como, em termos relativos, subiu muito. O papel do governo do Estado, de coordenar o regime de colaboração, é muito visível. O Estado lidera, com os municípios, esse esforço e acredito que a gente está sendo bem-sucedido. Este resultado só veio evidenciar esse aspecto.”

Metas e Colaboração Municipal:
As metas educacionais do estado vão avançando progressivamente para que, ao final do prazo, todas as crianças estejam no mínimo estabelecido pelo MEC. As cidades precisam contribuir para melhorar seus indicadores, com algumas delas já apresentando resultados acima das metas. Em 2023, 19 dos 78 municípios do Espírito Santo alcançaram índices de alfabetização acima de 80%, com destaque para Águia Branca e Mantenópolis, ambos com mais de 90% das crianças alfabetizadas.
O sucesso do Espírito Santo na alfabetização também é resultado de estratégias eficazes como o Paes (Programa de Alfabetização no Espírito Santo), apontado por Vilmar Lugão de Britto, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Espírito Santo (Undime-ES). "Em todos os municípios, há um articulador que coordena as políticas de alfabetização. Há todo um processo de monitoramento na política do nosso Estado, numa parceria do governo com os municípios, e estamos colhendo frutos", afirmou.

A Importância da Participação dos Pais:
Um dos fatores cruciais para o sucesso no processo de alfabetização é a participação ativa dos pais na educação dos filhos. O envolvimento dos pais tem mostrado impacto significativo no desempenho escolar das crianças.

A Prefeitura de Boa Esperança incentiva os pais a:

- Acompanhar a frequência e o desempenho escolar dos filhos: Estar atento ao progresso escolar ajuda a identificar e resolver problemas precocemente.
- Participar de reuniões e eventos escolares: Demonstra às crianças que a educação é uma prioridade e reforça a importância do ambiente escolar.
- Estabelecer uma rotina de estudos em casa: Criar um ambiente propício ao estudo e apoiar as atividades escolares diárias.
- Comunicar-se regularmente com os professores: Manter um diálogo aberto com os educadores para entender melhor as necessidades e progressos dos filhos.

A Prefeitura de Boa Esperança, em conjunto com as Secretarias de Educação e Assistência Social, reafirma seu compromisso com a melhoria contínua da educação e o bem-estar das crianças. Juntos, governo, escolas e famílias podem construir uma base sólida para o futuro das crianças capixabas, garantindo que cada uma tenha a oportunidade de crescer e se desenvolver plenamente.

Este resultado destaca não apenas a resiliência e o esforço do Espírito Santo, mas também a capacidade de Boa Esperança de se superar e fornecer uma educação de qualidade que prepara seus alunos para um futuro brilhante.

Fique de olho nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Boa Esperança.

Comunicados, informações e/ou orientações oficiais serão divulgados somente através de nossas redes oficiais de comunicação.

Contato: (27) 99526-3575