Prefeitura de Boa Esperança Lança Programa de Ética e Cidadania nas Escolas Municipais

O UPT tem como objetivo principal reforçar valores essenciais como participação social, democracia, responsabilidade, autoestima e interesse pelo bem-estar coletivo entre os jovens estudantes. Este programa é fundamental para estimular os futuros cidadãos a se envolverem ativamente com questões sociais, proporcionando-lhes uma formação crítica e necessária para que tomem consciência de seus direitos e deveres.

21 de junho de 2024 às 00h00.

Os alunos do 5º ano das escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Boa Esperança receberão, durante o ano letivo de 2024, uma formação especial em cidadania, ética e responsabilidade. A iniciativa é fruto da adesão do município ao Programa "Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania" (UPT), promovido pela Controladoria Geral da União (CGU) em parceria com o Instituto Maurício de Sousa.

Para a implementação do programa, foram entregues mais de 200 exemplares de livros, revistas, kits para alunos e kits para professores, que compõem o material didático do programa. O material é apresentado em formato físico e utiliza uma metodologia diversificada, que inclui vídeos, histórias em quadrinhos e jogos. Esses recursos pedagógicos serão utilizados em sala de aula, bibliotecas e outros espaços escolares, visando criar um ambiente dinâmico e engajador para o aprendizado.

As escolas EMEIEF Quilômetro Vinte, EMEIEF Santo Antônio, EMEF Professora Ubaldina Santo Amaro do Amaral, EMEF Professora Izaura de Almeida Silva e EMEIEF Anadyr de Almeida Marchiori já estão recebendo o material didático do programa, marcando o início dessa importante jornada educativa.

A prefeita de Boa Esperança, Fernanda Milanese, destacou a importância do programa: "Cidadania se aprende também em sala de aula. Estamos muito felizes em proporcionar aos nossos alunos essa formação integral, que vai além dos conteúdos tradicionais e os prepara para serem cidadãos conscientes e responsáveis".

Com essa iniciativa, Boa Esperança dá um passo significativo na formação de uma geração mais consciente e engajada, pronta para contribuir ativamente para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.